Componentes do Rendimento

1. Verifica a importância relativa dos diversos sectores institucionais no pagamento de remunerações ao trabalho partindo do Quadro A.1.3.1.1 - Remunerações dos empregados (D.1) por setor institucional (preços correntes; anual).GDrive


Constrói/Publica um gráfico de colunas que mostre a importância de cada sector institucional. Comenta.

 https://docs.google.com/spreadsheets/d/1CxmB1jWQXeRs5rZ0vzX6aOVbSiXbAHC9q0-WclhR40Y/edit?usp=sharing

2. Verifica como o excedente de exploração/rendimento misto se reparte pelos diversos sectores institucionais partindo do Quadro A.1.3.2.1 - Excedente bruto de exploração/ rendimento misto bruto (B.2g/B.3g) por setor institucional (preços correntes; anual).GDrive
Constrói/Publica um gráfico de colunas que mostre a importância de cada sector institucional. Comenta.

3. O Rendimento Interno é igual ao PIBpm. Verifica que

PIB a preços de mercado = Remunerações + Excedente Bruto de Exploração/Rend.Misto + Impostos líquidos de subsídios

Partindo do Quadro A.1.3.4.1 - PIB a preços de mercado na ótica do rendimento (preços correntes; anual) * GDrive
Constrói/publica dois gráficos que ilustrem a importância relativa das Remunerações, do Excedente Bruto de Exploração/Rend.Misto e dos Impostos líquidos de subsídios, um em Milhões de Euros, outro em valores percentuais.

Constrói um gráfico que mostre apenas a importância das remunerações no PIB.


7. Partindo do Rendimento disponível bruto das famílias (PORDATA), representa graficamente a evolução deste agregado, em valores absolutos e percentuais. Explicita a fórmula de cálculo implícita no quadro, e interpreta o indicador. (GDrive)

8. Verifica que Lisboa é a região onde as famílias dispõem de maior rendimento disponível por habitante, e constrói um gráfico que ilustre a distribuição do PIB por habitante por regiões partindo do Quadro D.1.1.5 - Produto interno bruto por habitante e NUTS III (preços correntes; anual). Comenta o gráfico prestando particular atenção à evolução das Regiões Autónomas. (GDrive)
NOTA: Utiliza as NUTS II.

Comentários

Mensagens populares deste blogue